Notícias

Sistema de NF-e ficará fora do ar no fim de semana em vários Estados

por Thomas Claburn (InformationWeek EUA)

29/01/2010

O ambiente de autorização de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) de vários Estados ficará fora do ar no fim de semana, conforme anúncio da Receita Federal e das Secretarias de Fazenda. A indisponibilidade é motivada tanto por problemas técnicos quanto pela realização de manutenção dos sistemas.

Segundo a Receita Federal, no domingo, 31, será feita manutenção preventiva no ambiente da Sefaz Virtual – SVAN, que atende os Estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão e Espírito Santo, entre 13h e 19 h.

Neste Período, os Estados e suas empresas poderão utilizar o Sistema de Contingência do Ambiente Nacional (Scan) a partir das 8h de domingo até às 12h da segunda-feira, dia 1º de fevereiro.

Em Minas Gerais, a Secretaria da Fazenda informa que fará manutenção preventiva de sua infraestrutura de TI, o que deixará o ambiente de produção da NF-e fora do ar entre sábado, 30 de janeiro, e segunda-feira.

As modalidades de contingência Scan, Formulário de Segurança e Declaração Prévia de Emissão em Contingência (DPEC) estarão disponíveis para emissão da NF-e durante o Período.

O Scan é a opção, também, para a autorização da NF-e no Ceará, já que o ambiente de autorização da Secretaria da Fazenda estará indisponível a partir de sábado em virtude de problemas técnicos na rede governamental.

Segundo a Sefaz está sendo feita uma adequação na arquitetura de sua rede. Além disso, haverá mudança no endereço IP dos serviços de produção (para 189.90.165.48) e de homologação (para 189.90.165.46).

A manutenção dos servidores que suportam o sistema de NF-e deixará o ambiente de autorização da Sefaz/BA fora do ar entre 8h e 12h do domingo. Há uma possibilidade de normalização antes deste prazo.

O Scan ficará disponível para os contribuintes baianos a partir das 13h da sexta-feira, 29, até o mesmo horário da segunda-feira, 1º de fevereiro.

 

LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

"Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. (...)
Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:
< I - a reprodução:
a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos;
(...)"