Notícias

Impactos do SPED

  • Adicionado por Persio Cordeiro em 15 julho 2008 às 11:43

O SPED será uma nova era para todas as empresas, sem distinção. Os impactos serão sentidos em todas as áreas desde a infra-estrutura tecnológica, passando pelos processos e procedimentos, pela comunicação e até a evolução cultural das pessoas. A seguir detalhamos algumas das áreas diretamente impactadas pelo Cenário do SPED:

Tecnologia de Informação e Comunicação
Atualização dos sistemas das empresas, e a implementação de novas soluções para a geração dos arquivos magnéticos defi nidos pelo SPED. Além disso, as empresas terão que preparar a sua infra-estrutura de telecomunicações para garantir um ambiente adequado ao volume de informações que serão transmitidas/recebidas na comunicação com os fiscos.

Infra-Estrutura Física
No novo cenário, totalmente eletrônico, as empresas terão, eventualmente, que revisar a sua infra-estrutura física, para a adequação às diversas situações que podem ocorrer, como por exemplo: a aquisição de novos computadores para os pontos de recebimento de notas; a disponibilização de um local para a instalação de equipamentos para o armazenamento dos dados eletrônicos, etc.

Pessoas
O SPED promove a quebra de alguns paradigmas, como por exemplo, o manuseio das notas fiscais em papel, recebimento de uma nota para cobrir a entrada da mercadoria e a entrega de várias obrigações fiscais. Por este motivo, as pessoas envolvidas nestes processos serão diretamente impactadas pelas mudanças do SPED, o que levará as empresas a investir em capacitação para que todos tenham o perfeito entendimento do novo cenário, para assim estarem completamente adequadas a esta nova realidade. O SPED exigirá uma mudança cultural nos profissionais, seus processos de trabalho e mudanças de visão voltadas para o negócio das empresas.

Comunicações
Como o SPED envolve várias áreas de negócio, as empresas terão que se preparar para que os processos tenham uma comunicação eficiente, garantindo assim o fluxo das informações, e conseqüentemente, o atendimento ao SPED por completo.

Legislação
No cenário do SPED, os fiscos (Federal, Estadual e, futuramente, Municipal) retendem integrar os processos fiscal-tributários no país, gerando a possibilidade da redução e simplificação das legislações existentes. Além disso, mantendo-se esta tendência, o número de obrigação fiscal será reduzida, gerando um ambiente de negócios melhor para as empresas.

Processos de Negócios
Diante dos pontos mencionados nas dimensões anteriores, fica claro que o SPED promove impactos diretos em diversos processos de negócios das empresas, como por exemplo, no faturamento (passa a ser eletrônico), no recebimento das notas fiscais (que pode ser também eletrônico), no atendimento às obrigações fiscais nos novos prazos, entre outros.

LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

"Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. (...)
Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:
< I - a reprodução:
a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos;
(...)"