Notícias

Receita libera programa gerador da DIPJ nesta segunda-feira

por FinancialWeb

17/08/2009
A liberação acabará com uma espera de quatro meses a respeito do formato dos arquivos

SÃO PAULO - A Receita Federal coloca à disposição do contribuinte, a partir desta segunda-feira (17), o Programa Gerador da Declaração (PGD) para transmissão da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica 2009, exercício 2008. O arquivo vale para contribuintes tributados pelo lucro real.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece na comunidade financeira? Assine a nossa newsletter diária e receba os destaques gratuitamente em sua caixa de e-mail.  

Os interessados devem ir até o sítio do Fisco (www.receita.fazenda.gov.br) e baixar a versão 2.0 do programa.

Há dois meses, as companhias que utilizam o formato de lucro arbitrado e presumido encaminharam os documentos ao Fisco — segundo analistas, a separação das duas formas de transmissão dos dados, inédita, ocorreu por conta da transição das normas contábeis brasileiras ao modelo internacional IFRS.

A liberação acabará com uma espera de quatro meses a respeito do formato dos arquivos. O prazo final para a transmissão ficou definido em 16 de outubro próximo.

O responsável pela demora é o fato de que, a partir deste ano, as empresas poderão aderir, ou não, ao Regime Tributário de Transição — o qual se configura em uma espécie de preparação para o novo modelo de prestação de contas.

LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

"Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. (...)
Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:
< I - a reprodução:
a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos;
(...)"