Notícias

Fonte (Origem) : http://www.bematech.com.br/imprensa/mostranoticia.asp?id=1258

Bematech lança Solução para adequar softwares de parceiros às exigências fiscais
A ferramenta de automação de frente de loja se integra totalmente às soluções de retaguarda desenvolvidas por programadores parceiros

A Bematech, líder nacional em automação comercial, está lançando o BemaCASH, um aplicativo de automação de ponto de venda (PDV), sem regras de negócio, que permite a fácil integração aos programas de retaguarda criados pelos seus parceiros desenvolvedores de softwares, atendedo a legislação do PAF-ECF (Programa Aplicativo Fiscal - Emissor de Cupom Fiscal), de acordo com as novas exigências do Confaz.

Em outras palavras, o BemaCASH é uma Solução de frente de loja que realiza as operações básicas e necessárias de um PDV e interage com outros sistemas de retaguardas por meio de arquivos de textos com layouts pré-estabelecidos pela Bematech. A nova Solução, que já é comercializada por cerca de 200 parceiros no Brasil, foi lançada em 10 capitais durante o Bematech Partner´s Day 2009, quando foram distribuídas licenças para os parceiros da empresa.

Segundo o gerente de parcerias da Bematech, Luis Antônio Luize, a idéia de criar a Solução surgiu do contínuo trabalho da companhia junto aos parceiros desenvolvedores - as software houses – ao longo dos últimos 12 anos, conhecido como Programa BSP – Bematech Software Partners. Outro motivo que incentivou a iniciativa foi a necessidade desses parceiros de se adequarem rapidamente à nova legislação fiscal.

Aproximadamente 95% dos desenvolvedores de software para o pequeno e médio varejo também são micro e pequenas empresas, que enfrentam dificuldades para homologar seus produtos junto às diferentes secretarias da fazenda, segundo Luize. O processo de homologação de cada software (desenvolvimento, deslocamento, homologações, etc) tem custo de aproximadamente R$ 15 mil, verba que uma software house pequena prefere direcionar para outros investimentos em suas soluções

O executivo destacou que a possibilidade de integração é o diferencial da Solução em comparação às outras oferecidas no mercado. “O BemaCASH foi criado para o partner. A parte legal não será mais uma preocupação do parceiro e sim da Bematech. Ele não precisará investir em homologações, a Bematech já fez isso por ele. O foco do partner continua a ser o relacionamento com o cliente”, acrescentou.

“Demonstramos interesse no BemaCASH, pois a Solução vem ao encontro das necessidades das empresas de software em função das constantes mudanças na legislação. Com a Bematech como parceira, podemos resolver essas questões presentes na frente de caixa, fazendo com que a empresa tenha mais tempo de se dedicar às questões do negócio do cliente”, destacou Alexandre Loef, da NetVision Sistemas, um software partner da Bematech.

Além da homologação no PAF-ECF, o BemaCASH oferece as seguintes funcionalidades: operações e monitoramento de PDV, consultas, vendas auto-caixa, cadastro de vendedor, importação de arquivo e exportação do arquivo ECF, operando ainda com todos os emissores de cupom fiscal do mercado.

Como a ferramenta proporciona perfeita integração, o cliente de varejo pode instalar o BemaCASH na frente de caixa e continuar utilizando o software de retaguarda que já possuía, para o qual não existe legislação de uso. “Com a exigência de homologação, os pequenos desenvolvedores estavam ameaçados. A iniciativa da Bematech possibilita que essas empresas continuem produzindo”, acrescentou.

Desde 2008, o Convênio ICMS 15, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), estabelece os procedimentos do PAF-ECF. Uma exigência do governo foi a abertura de uma espécie de “Menu Fiscal”, que inclua todas as informações sobre movimentação financeira, sem a exigência de fornecer nome do Usuário e senha. A intenção do fisco é utilizar essa tecnologia para auxiliar na fiscalização dos tributos, transformando os softwares em processo de controle fiscal.

“Começamos a desenvolver o BemaCASH no final de 2007, já nos antecipando à exigência de homologação que parecia eminente. Esta mudança poderia colocar em risco a operação das pequenas empresas desenvolvedoras de softwares, parcerias muito importantes para nós”, relatou Luize.

"A Bematech construiu, de verdade, um excelente produto que estrategicamente viabiliza negócios de pequenas software houses e agrega valor ao serviço, liberando a forma de produção e suporte para o core business do cliente e não para a parte fiscal", destacou Geovanne Telles, da ATS Informática, outro software partner da Bematech.
 

 

 

 

LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

"Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. (...)
Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais:
< I - a reprodução:
a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos;
(...)"